“As Alegrias da Maternidade” de Buchi Emecheta

Acabei a leitura de “As Alegrias da Maternidade”, da Nigeriana Florence Onyebuchi “Buchi” Emecheta (1944-2017). O livro trata da vida de uma mulher, Nnu Ego, numa sociedade cuja a importância em ser mulher se restringia ao seu papel como mãe e esposa. A Nigéria na época em que se desenrola a trama, era um pais em ebulição pelo motivo de várias mudanças abruptas e pelo choque entre o tradicional e o novo, que era imposto pelos colonizadores europeus. O fato é que também vivemos hoje em uma sociedade patriarcal, que se deixa transparecer, de forma sutil ou não, nas mais diversas circunstâncias do dia a dia. Alguns padrões comportamentais e valores tem raízes profundas. Levo comigo três reflexões:

1) A vida é,em grande parte, determinada pelas narrativas que assumimos como realidade. Narrativas que muitas vezes alimentam relações humanas injustas. Mesmo com toda a modernidade e artificialidades dos tempos atuais, também não podemos acabar escravos das histórias que acreditamos?
2) Mudanças são inevitáveis. Muitas vezes não temos nenhum controle sobre elas. Partes dos conflitos vividos por Nnu Ego se deram por causa das turbulências e incertezas provocadas por mudanças, que, de certa forma, ocorriam de forma inesperada. Diante das mudanças que surgem, o quanto estaríamos dispostos a abrir mão de nossas tradições e valores?
3) Fundamentar a vida em função das expectativas que se cria em outras pessoas obviamente pode resultar em frustrações. Na busca desesperada por interpretar sua personagem como esposa e mãe, Nnu Ego nunca olhou para dentro de si mesma. Também dependemos de outros para existirmos?

Anúncios

Um comentário em ““As Alegrias da Maternidade” de Buchi Emecheta

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: