Duplicidade…

Adquiri recentemente o livro Contos de Anton Tchekhov, versionado para o português por Tatiana Belink.

No primeiro texto, “A senhora com o cachorrinho”, uma ótima reflexão sobre a duplicidade da existência humana…Uma duplicidade expressa por um vida pública, exterior, pautada nas aparências e uma vida privada, interior, pautada em nossa essência.

Como também escreveu Machado de Assis, inevitavelmente a influência de ambas é recíproca, análogas às ondas do mar que avançam sobre a praia e, ao retornar, alimentam a força da próxima onda…

A questão é que ao afastarmos da essência de quem realmente somos, podemos desperdiçar a vida de forma vulgar e acabamos presos em uma espécie de calabouço:

“…o falatório constante sempre sobre os mesmos negócios desnecessários e as conversas inúteis, sempre as mesmas, atraem e absorvem a melhor parte do tempo, as melhores forças, e, no final das contas, resta uma espécie de vida limitada, indigente, um desperdício vulgar, e não se pode escapar num fugir, é como estar trancado em um manicômio ou em um calabouço!”

Fica a pergunta: num mundo de verdades e mentiras convenientes, como escapar desta armadilha?

Talvez a salvação passe pela compreensão do caráter efêmero de nossa existência, quando comparado com aquilo que é permanente…como as próprias ondas do mar…

37308856_1720428407993882_8543702322780307456_o

Anúncios

3 comentários em “Duplicidade…

Adicione o seu

  1. Oi, Pedro! Também tenho esse livro e realmente ele é fantástico para fazer com que reflitamos a vida de uma forma mais essencial. Esse “falatório desnecessário” que alimenta a duplicidade exterior X interior que você menciona é um dos motivos de tanto desequilíbrio social. Achei bem interessante encontrar o seu posto exatamente um dia após ter desativado o facebook pelos motivos óbvios para quem traz esse ipo de reflexão. Obrigado!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: